Layout do blog

A ORIGEM DAS PALAVRAS NO MUNDO DOS CARROS

8 de abril de 2021

O mundo dos carros é interessante e repleto de curiosidades, adoramos falar sobre elas! E hoje a Nilo Auto Peças traz um pouco da história de algumas palavras que usamos constantemente e que trazem um significado todo especial em sua origem.

CALOTA – além de proteger a roda, esse item dá um toque todo especial de beleza ao veículo. A palavra vem do francês callotte, “solidéu, gorrinho redondo usado colado à cabeça”.

CARBURADOR – esta é a parte do motor a explosão onde se mistura a gasolina com o ar, e recebeu esse nome em 1896. O termo vem do inglês carburet, “material composto por carbono e outra substância”. 

CILINDRO – os motores costumam ter um número variável dessa peça, e a palavra vem do latim cilindrus e do grego kylindros, que significa “rolo”.

EIXO – onde há uma roda girando, tem que haver um eixo! Esta palavra deriva do latim axis, “eixo”.

ENGRENAGEM – do francês engrener, “encaixar rodas dentadas”, “colocar grão no moinho”, é derivado do latim granus, “grão”. No final das contas, é parente não tão distante de grânulo, granola e até granja.

GUIDOM – o termo vem do francês guider, “guiar”.

MOTOR – fundamental no veículo, sem ele não há movimento! E a origem é exatamente essa: do latim motor, “aquele que desloca, que move” do verbo movere, “deslocar, trocar de lugar”.

PNEU – encurtamento do francês pneumatique, “pneumático”, ou seja, “cheio de ar”. Deriva também do grego pneuma, “ar, vento, sopro”. Não por acaso, pneumonia e outros termos ligados ao pulmão tem a mesma origem.

RODA – vem do latim rota, “roda”. Liga-se à palavra rotundus, “redondo”. 

SUSPENSÃO – é o que nos permite chegar no destino sem que as articulações se tenham desconjuntado. A palavra vem do latim suspendere, “pendurar”, formado por sub-, “de cima para baixo”, mais pendere, “manter pendurado”.

VIRABREQUIM – esse é diferente e fecha com chave de ouro nossa lista de curiosidades. Ele veio do francês vilebréquin, “conjunto de articulações para transformar um movimento retilíneo em rotativo”, em uso desde o século XVII.

Share by: