Layout do blog

PASTILHAS DE FREIO: COMO FUNCIONAM

17 de julho de 2020

Conforto e segurança são essenciais na hora de dirigir, certo? E um dos componentes diretamente relacionados a isso é a pastilha de freio. E é por essa razão que a Nilo Auto Peças traz hoje este conteúdo tão relevante: conscientizar-se do funcionamento e durabilidade das pastilhas é fundamental para garantir sua tranquilidade ao dirigir.

O que são e como funcionam as pastilhas de freio?

As pastilhas são pequenos componentes que fazem parte do sistema do freio a disco de um veículo, promovendo a desaceleração do carro ao entrar em contato com os discos de freio. O atrito entre essas peças implica na redução da velocidade nas rodas.

Quando substituir as pastilhas de freio?

Algumas situações podem direcionar o tempo necessário para a troca:

- Modelos de veículos novos e de alta tecnologia já possuem no painel um indicador de desgaste das pastilhas, que informa a hora de trocá-las.

- Outra maneira de saber a hora da troca tem relação com a quilometragem. A revisão das pastilhas de freio deve ser feita a cada 10.000 km e a substituição entre 30.000 e 40.000 km.

- Outra dica é ficar atento aos ruídos do veículo, especialmente ao pisar no freio. Se as pastilhas estiverem gastas, é comum ouvir um ruído metálico.

Dicas importantes:

- Utilize sempre pastilhas originais e indicadas pelo fabricante, esta informação é encontrada no manual do carro.

- Troque as pastilhas sempre por eixo, ou seja, troque o par de pastilhas dos dois lados. Isso evita a falta de estabilidade na hora da frenagem.

- Verifique sempre as condições do disco, e se houver empenamento ou danos profundos, avalie a troca. Assim você evita trepidações no pedal de freio e desgaste irregular das pastilhas novas.

- Depois de realizar a troca das pastilhas, não utilize os freios de forma brusca nos primeiros 300 km rodados.

- Procure sempre um mecânico de confiança e realize manutenções periódicas no veículo.

Share by: