Layout do blog

CONHEÇA A HISTÓRIA DOS PNEUS

29 de julho de 2021
Carros, motos, caminhões, ônibus, bicicletas, patinetes: o que esses e outros meios de transporte que usamos diariamente tem em comum? Hoje a Nilo Auto Peças traz para você a história de um dos componentes fundamentais para nos transportar de daqui para lá e de lá para cá: os pneus!

A roda foi inventada por volta de 3500 aC, tornando-se uma das maiores inovações do homem. Em sua forma mais primitiva, a roda era uma peça curva de madeira. O couro foi eventualmente adicionado para tornar o trajeto mais suave, e com o tempo, o couro foi substituído por borracha. O pneu de borracha original era maciço, sem ar, e era usado por veículos de baixa velocidade.

1888: Neste ano, Benz inventou o primeiro carro a gasolina, equipado com pneus de metal exclusivos cobertos com borracha e preenchidos com ar, resultando na primeira versão pneumática. O público, acostumado a pneus duros de metal, acreditava que a novidade era nada menos que revolucionária. O uso popular do pneu pneumático começou em 1895 e foi apresentado em uma corrida de automóveis de Paris a Bordéus.

1905: Surge a banda de rodagem, que é uma parte do pneu que entra em contato direto com a superfície da via. Feito de borracha grossa, a base tem a função de proteção. O coeficiente de atrito da superfície das ruas e estradas aumentou com o desenvolvimento do pneu de banda de rodagem e hoje ele é produzido em vários padrões.

1920: A década de 1920 viu o desenvolvimento de materiais para pneus, e mais adiante em 1931 a DuPont Company industrializou borracha sintética, permitindo o aumento da produção de pneus, antes dependente da borracha natural. A borracha sintética marcou o início de uma virada na produção de pneus. 

1923: É lançado o pneu balão, um pneu de baixa pressão que tinha uma área de contato maior com a superfície da via.

1947: Os pneus receberam uma câmara cheia de ar dentro da superfície de borracha maciça em 1947 na tentativa de aliviar o alto custo dos preços do petróleo. Eles contribuíram para a redução do peso do veículo, permitindo uma economia significativa nos custos de combustível.

1950: O pneu radial foi inventado nesta década, um tipo de pneu com as cordas e lonas da carcaça dispostas verticalmente no sentido da direção. Os pneus radiais mostraram ter melhor economia de combustível em comparação com outros pneus. Eles proporcionaram um contato uniforme da banda de rodagem com a superfície da via, conferindo boa estabilidade de direção, mesmo em altas velocidades.

1979: O pneu run-flat foi desenvolvido em 1979, projetado para permitir que o veículo continue a ser dirigido até 80 km / h sem substituição por um pneu novo quando perfurado.

Vários tipos de pneus foram projetados posteriormente, incluindo os ecológicos e também o modelo Ultra High Performance. Os pneus UHP têm diâmetros superiores a 16 polegadas e permitem curvas, frenagem e dirigibilidade superiores. Atualmente, as empresas de pneus estão trabalhando em uma versão não pneumática criada a partir de um material único que pode ser reaproveitado ou reciclado. Esse novo tipo será usado para modelos de carros ecológicos, incluindo carros a hidrogênio, elétricos e híbridos.

Hoje, da produção mundial, o Brasil é o sétimo na categoria de pneus para automóveis e o quinto em pneus para caminhão/ônibus e camionetas.

Único elo de ligação entre o veículo e o solo, o pneu proporciona mobilidade, agilidade e rapidez no transporte, sendo fundamental para o dia-a-dia das pessoas.

Share by: