Quem já ouviu a famosa frase: "o óleo do motor está baixo, vamos completar?". Neste momento, há dúvidas sobre como proceder. Então, hoje a Nilo Auto Peças traz para você algumas informações importantes para a vida útil do motor e bom desempenho do veículo.
Como devo medir o nível do óleo?
Regra número um: Para fazer esta medição, o motor deve estar frio. Com o motor quente, o óleo estará disperso. O ideal é realizar o procedimento cerca de dez minutos após desligar o carro.
Quando devo completar o óleo?
Óleo abaixo do limite mínimo não é bom sinal. Quando estiver próximo a essa marca, em um nível ainda seguro, você tem a opção de completá-lo. Mas atenção: o produto deve ser da mesma marca e modelo utilizado na última troca. Se a data da troca estiver próxima, avalie a possibilidade de antecipá-la, pode não valer a pena simplesmente completar o reservatório.
E como devo completar o óleo?
Recomendamos o uso de um funil flexível para esta ação, evitando que o óleo derrame sobre a superfície do motor acidentalmente. Além disso, manusear produtos químicos sempre exige um cuidado todo especial, certo?
Quando é recomendada a substituição completa do óleo do motor?
Fique de olho na data de validade e quilometragem estimada para a próxima troca. Trocar o óleo regularmente garante uma vida prolongada ao motor.
Fique sempre atento para as especificações da montadora no manual do carro, que indicam o melhor tipo de óleo para o seu motor.