Os freios do carro avisam quando estão com problemas e nós, motoristas, sentimos no mesmo instante que algo não vai bem. Hoje a Nilo Auto Peças traz um conteúdo muito bacana do canal AutoPapo sobre este assunto. Se você já enfrentou alguma das situações abaixo, vale a pena conferir as dicas de hoje.
1. Quando você aperta o pedal, o freio assovia ou range? Isso pode ser um sinal de que as pastilhas chegaram ao fim: esses componentes já encostaram em seu suporte, que está “mastigando” o disco.
2.
O pedal não transmite firmeza e oferece pouca resistência? Indício de que o circuito de freio está precisando de uma sangria para tirar o ar que se misturou ao fluido.
3.
O pedal de freio está muito duro? Se você tem que fazer um grande esforço pra frear o carro, é sinal de que o dispositivo que serve justamente para deixar o pedal mais leve, não está funcionando.
4.
O pedal de freio está muito baixo? Existem três possibilidades para este caso: pode ser um sinal de que os componentes estão muito desgastados, ou ser consequência de falta de regulagem do freio traseiro, ou ainda indicar vazamento de fluido.
5.
O freio está vibrando? Em carros com sistema ABS, o pedal do freio vibra tentando impedir as rodas de deslisarem. Porém, em outras situações ou em carros sem esse sistema, a vibração pode indicar que algum componente do freio (discos ou tambores) estão empenados.
6.
O carro está puxando quando freia? Se, ao acionar o freio, o carro puxa para um lado, há sinal de que o sistema não está equilibrado.
7. A luz de freio no painel está acesa? Em alguns carros, é falta de fluido. Em outros, a indicação é de que o desgaste da pastilha chegou ao seu limite.