Sim: o barato pode sair muito caro! Não só para o bolso, mas a dor de cabeça envolvida ao abastecer o veículo em um lugar "baratinho" pode ser imensa. Hoje a Nilo Auto Peças aborda os riscos envolvidos no uso de combustível adulterado ou "batizado'.
Acúmulo de resíduos no motor
O combustível adulterado deixa uma quantidade de resíduos acima do normal no motor, o que dificulta o movimento das peças móveis, podendo inclusive atingir a bomba de óleo. Dependendo da gravidade, o motor pode chegar a fundir!
Corrosão do sistema da injeção eletrônica
Alguns solventes presentes nos combustíveis "batizados" são altamente corrosivos, o que pode deteriorar componentes da injeção eletrônica. Consequências: além de danos no funcionamento, há aumento no gasto de combustível.
Comprometimento do sistema de alimentação
Os bicos injetores e velas de ignição sofrem impacto direto, pois essas são as partes que trabalham diretamente com o combustível. Com o tempo, pode haver dano à sonda lambda e o catalisador.
Entupimento da bomba de combustível
Os resíduos do combustível adulterado podem obstruir a bomba de combustível, fazendo a ignição falhar. E qual o reflexo natural: dar partida várias vezes! Isso faz gastar mais combustível para acionar o motor.
Perda de potência
Combustível adulterado, motor mais fraco. Você vai ter que acelerar mais e o consumo, no final das contas, acaba sendo maior.
Poluição do ar
O planeta também sofre danos! Por produzir mais detritos, o combustível adulterado polui muito mais. Há estudos que sinalizam o poder cancerígeno de alguns elementos produzidos na fumaça, nestes casos.
Ressecamento de peças
O solvente do combustível pode ressecar alguns componentes de borracha ou plástico do motor e do sistema de alimentação.
Exija sempre o teste feito nos postos, para ter certeza que está adquirindo combustível de qualidade. Em caso de adulteração denuncie no site da ANP ou no Procon, tendo em mãos a nota fiscal do abastecimento e um laudo mecânico. Ver menos