RESPEITO é a palavra que inspira o Movimento Maio Amarelo deste ano. E para os pedestres, respeito significa também cuidado, gentileza, atenção e compromisso com o bem estar do próximo. Hoje a Nilo Auto Peças traz algumas dicas importantes para que os pedestres possam garantir um convívio pacífico no trânsito, e no final do dia, poder retornar feliz e seguro para o convívio de seus entes queridos.
Atenção no deslocamento
"Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua, e sempre na faixa!". Pois é, essa é uma dica valiosa e que nunca sai de moda. E ao caminhar pelas calçadas, procure ficar o mais longe possível do meio-fio. Se estiver com crianças, deixe que elas fiquem sempre do lado oposto à pista e segure firme em suas mãos.
Não é hora de mexer no celular
Ao caminhar pela cidade, falando ou manuseando o celular, o nível de concentração no percurso cai vertiginosamente. Distraídos, é comum atravessar a rua fora da faixa, ou quando o sinal está fechado para o pedestre, entre outras consequências. E se estiver usando fone de ouvido, atenção redobrada.
Calçadas muitas vezes escondem perigos
As regras de boa conduta no trânsito sinalizam para que o pedestre utilize as calçadas, mantenha-se afastado da rua e quando estiver acompanhado de mais pessoas, ande em fila única. Mas nunca é demais ficar atento, pois inúmeros contratempos podem ser evitados, como tropeços e quedas. Atenção aos obstáculos, desníveis ou objetos caídos no chão.
Cuidado ao descer de um veículo
Principalmente com a grande adesão ao uso de transporte por aplicativos, este é um ponto que merece atenção. Para descer de um carro, o ideal é que você não o faça no meio da rua, mesmo se o sinal estiver fechado. Peça ao motorista que encoste o veículo para que você possa desembarcar com segurança. Olhar pelo retrovisor também é importante, para ter certeza que não há nenhum outro carro ou moto vindo em sua direção. E ao descer de um coletivo, nunca atravesse pela frente do veículo.
Consciência coletiva
"Gentileza gera gentileza", certo? É importante pensar em você e no próximo. Todos precisam ser conscientes de que devem fazer a sua parte para garantir a segurança no trânsito, o que fará despertar o RESPEITO no trânsito. Um trânsito mais seguro e mais gentil é bom para todos.