Fumaça no escapamento é um sinal de alerta para o dono do veículo e um grande incômodo para os demais motoristas durante um congestionamento. Além do forte odor, esse é um risco à saúde e ao meio ambiente, e dependendo do caso você pode até mesmo ser multado. Mas como identificar o que realmente está ocorrendo?
Antes de procurar seu mecânico de confiança, é importante saber que há diferentes tipos de fumaça no escapamento, com causas distintas. Hoje a Nilo Auto Peças vai ajudá-lo com informações sobre este problema.
Fumaça Branca
Dias frios - nessa situação, não há motivo para preocupação, pois a fumaça branca deve ser proveniente da formação de vapores devido ao ar condensado.
Dias quentes - opa, atenção! Se a fumaça aparecer quando o motor estiver aquecido, pode indicar que há líquido no radiador e é possível que ocorra uma falha no motor. Outra possibilidade, não tão comum, é que haja queima de fluido de freio pelo motor, proveniente de danos no cilindro mestre. nos dois casos, o problema deve ser resolvido o quanto antes.
Fumaça Preta
Uma coisa é certa: além de um odor muito forte e desagradável, você está gastando mais combustível neste caso. Isso ocorre porque a chamada "mistura rica" ou excesso de combustível acaba sendo queimado com o aquecimento do escape. Para resolver o problema, é necessário fazer a revisão do carburador ou do sistema de injeção eletrônica.
Fumaça Azulada
Aqui o alerta é máximo! Normalmente, a causa é a queima de óleo lubrificante, o que significa que o nível de lubrificação do motor está diminuindo rapidamente, podendo fundir. Prejuízo na certa, e deve ser reparado imediatamente.
Sempre que perceber algum desses sinais, procure ajuda especializada e solucione o quanto antes. Desta forma, você contribui para que seu carro dure mais tempo. Os demais motoristas e o meio ambiente também agradecem.